Pé Chato (Pé Plano Valgo)

O que é Pé chato ?
 

Dizemos que uma criança tem pé chato ou pé plano quando ela não tem um arco na parte de dentro do pé que é o que chamamos de arco plantar. Na grande maioria das vezes é uma condição fisiológica natural da criança. Geralmente cerca de 90% das crianças tem pé chato até os dois anos de idade e 50%, ou seja, metade ainda vai ter essa alteração até os quatro anos. Isso acontece porque as estruturas que são as responsáveis pela formação do arco plantar, que são a musculatura intrínseca do pé e a fáscia plantar, ainda não estão desenvolvidas na criança.
 

   Quando a criança começa a andar, que ocorre por volta de 12 a 18 meses de idade, essas camadas musculares começam a se desenvolver formando o arco plantar medial do pé . Isso pode demorar muitos anos para ocorrer, até que o crescimento do pé se complete.
 

   Algumas pessoas mantem o pé chato mesmo na vida adulta, e isso quase sempre é resultado de uma característica individual de cada um e geralmente não causa outros problemas como dores ou deformidades joelhos, quadris e colunas.
 

Apesar de ter uma evolução natural bem favorável isso não significa que vocês pais não devem ficar atentos a evolução do pé e da caminhada do seu filho.

2.jpg

Quando os Pés Chatos preocupam?
 

   Existem algumas situações que podem indicar que o pé chato está relacionado a um problema mais grave que eu quero destacar:

  • DOR: a dor é o principal sintoma que deve preocupar. Não é comum as crianças reclamarem de dor na região dos pés. Quando isso acontece você deve ficar atento e procurar um especialista. A principal causa é a sobrecarga em algum ponto do pé normalmente causada por calçados inadequados, deformidades graves, presença de ossos acessórios, barras ósseas e calosidades.
     

  • CALOSIDADES E DEFORMIDADES GRAVES:A presença de calos ou deformidades nos pés está diretamente ligada a sobrecarga causada durante a marcha e a gravidade do pé plano.

  • DIMINUIÇÃO DA MOBILIDADE DO PË: Normalmente os pés chatos são flexíveis, ou seja, os ossos dos pés se movimentam normalmente e não existe nenhuma barreira entre eles que prejudique essa movimentação. A diminuição de mobilidade pode representar um pé rígido e tem como principais causas as barras ósseas ou ossos acessórios

 

  • ATRASO DE DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO E MOTOR: os pés chatos podem estar associados a um desequilíbrio muscular causado por um problema neurológico. Os principais sinais que sugerem algum problema neurológico associado são: alteração na marcha, presença de contraturas musculares, entre outras...

Como é o tratamento do Pé Chato?

   O tratamento dos pés planos flexíveis e indolores são em sua maioria realizados através de um acompanhamento ortopédico periódico. No caso de pés dolorosos o tratamento pode ser realizado primeiramente com fisioterapia, adequação do uso de calçados e palmilhas. Na falha desses tratamentos o tratamento cirúrgico pode ser indicado em alguns casos. A avaliação e acompanhamento de um ortopedista infantil é essencial.

Felippi Guizardi Cordeiro

CRM 144241

Ortopedista Pediátrico e Neuromuscular

Assista o Vídeo gravado para o canal Dr. Ajuda

Falar no WhatsApp!