Hemimelia Fibular
O que é Hemimelia Fibular?
A hemimelia fibular é uma alteração congênita rara> Pode ser definida pela ausência total ou parcial de um dos ossos da perna denominado fíbula. Esse fator leva a uma diminuição do tamanho da perna em relação ao outro lado, nos casos em que atinge um lado só. Por ser uma alteração que pode acometer todo o lado do corpo de forma longitudinal, em quase todos os casos, também surgem deformidades do joelho (ausência parcial ou completa de ligamentos), do fêmur (diminuição de tamanho) e do pé (ausência de arcos laterais e instabilidade no tornozelo), que podem dificultar a criança de caminhar.
Embora seja ainda mais raro a hemimelia fibular pode ser bilateral e afetar ambas as pernas e, nesses casos, a criança pode nem conseguir começar a caminhar.

Como fazer o diagnóstico de Hemimelia Fibular?
Para confirmar o diagnóstico é necessário a avaliação de um especialista, no caso o ortopedista e de preferencia um ortopedista pediátrico, já que em alguns casos a criança pode não apresentar sinais tão claros do problema, mas ter dificuldade para caminhar ou manter o equilíbrio quando está de pé.
O diagnóstico correto, avaliação com exames de imagem e avaliação clinica adequada são essenciais para sucesso do tratamento !!!
Como tratar a Hemimelia Fibular?
O tratamento dessa alteração depende de vários fatores e deve ser individualizado em cada caso. Varia desde o uso de órteses, palmilhas e calcados especiais para adaptação, até cirurgias de para correção da diferença de comprimento e estabilização articular. Podem se necessárias:
-
Reconstruções ligamentares joelho e tornozelo para estabilização das articulações
-
Osteotomias para correção das deformidades
-
Alongamento ósseo
-
Cirurgias de crescimento Guiado (epifisiodeses)
Felippi Guizardi Cordeiro
CRM 144241
Ortopedista Pediátrico e Neuromuscular